BEM VINDOS!!

Não é por acaso que Arraial d’Ajuda é considerado um dos principais destinos turísticos do país. Belas praias, excelente oferta gastronômica e toda a infraestrutura para receber o visitante que busca por descanso, tranquilidade e contato com a natureza. Sua localização estratégica é ideal para desbravar a Costa do Descobrimento, que reúne ainda outros quatro vilarejos históricos: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (ao norte) e Trancoso e Caraíva (ao sul).

 

A seguir, damos algumas dicas para que todos aproveitem melhor sua visita à nossa região:

 

COMO CHEGAR

De carro:

Vindo de carro, seguir a BR101, até Eunápolis, onde tomam rumo ao litoral pela BR367. A menos que tenham algum motivo específico, não é necessário seguir até Porto Seguro para atravessar a balsa em direção a Arraial, pois há um entroncamento no meio do trajeto que conduz diretamente até Arraial, passando por um pequeno vilarejo chamado Vale Verde.

Caso já estejam em Porto Seguro, normalmente é mais prático atravessar a balsa, mas isso dependerá da época do ano e também do horário da travessia, já que em alta temporada pode-se levar até 3 horas na fila para pegar a balsa. Se for o caso, sugerimos fazer o contorno “por fora”, cujo trajeto leva aprox. 50 min.

 

De Avião:

O destino é Aeroporto Internacional de Porto Seguro, de onde pode-se pegar um taxi direto a Arraial ou fazer baldeação (taxi até a balsa e após a travessia, taxi, ônibus ou van até Arraial). Outra opção é deixar um transfer programado com antecedência, com o qual podemos ajudar.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Balsa Porto x Arraial:

Funciona todos os dias do ano, 24hs. Há balsas para carros e pedestres e outras só para pedestres.

 

Vans e ônibus

Saem da balsa em direção a Arraial e vice versa. Não há horários definidos mas o fluxo é constante pelo menos até21h00, quando começa a diminuir.

 

Taxis e Uber:

Atualmente a maioria já dispõe de taxímetro, mas nem todos usam para todas as corridas. É comum que cobrem um valor mínimo dependendo do trajeto. Sugerimos definir valores antes de iniciar a corrida. Os serviços de aplicativo ainda não estão plenamente estabelecidos em nossa região, portanto não temos como dar informações muito precisas a respeito.

 

MERCADO

O principal supermercado é o Cambuí, que passou por uma grande modernização recentemente. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 07h30 às 20h00. Há ainda no centrinho de Arraial outros mercadinhos. Para quem fica na Estrada da Balsa, próximo à praia, há algumas opções de lojas de conveniência que podem suprir algum item básico. Pra quem curte, vale ainda uma visita ao pequeno mercado municipal que conta com barraquinhas de produtores locais de hortifruti.

As duas principais peixarias de Arraial ficam também no centro: a Tainá na praça São Brás e a Valiense próxima ao Cambuí.

 

FARMÁCIAS E POSTO DE SAÚDE

Arraial conta com diversas opções de Farmácias. A maior delas, que parece de “cidade grande”, é Indiana, mas as locais também são muito boas, além de contar com atendentes muito experientes. Nossa preferida é a Farmácia Nativa, bem na entrada da rua do Mucugê. Mas atenção: elas não funcionam 24hs!!

Esperemos que não, mas caso se apresente a necessidade, há uma UPA em Arraial, no bairro Santiago. Apesar de não estar no centrinho, de carro chega-se bem rápido. Para um atendimento mais complexo, sugerimos o Hospital Regional Luis Eduardo Magalhães (público), Neurocor ou Hospital Navegantes (privados que atendem por plano de saúde).  

 

RESTAURANTES

Arraial está muito bem servido neste quesito. A oferta gastronômica é variada e de excelente qualidade, mas nem todos os restaurantes abrem para almoço. A grande maioria aceita cartões de crédito e débito. Se bater a preguiça de sair, boa parte deles já conta com serviço de entrega.

Atualmente há 3 núcleos principais onde encontrar alternativas: a Rua do Mucugê, a Praça da Igreja e a Rua Nova. Vale a pena explorar todos eles.

 

PASSEIOS

São 90km de praias, cada uma mais bonita que a outra e todas elas com suas características próprias. Nossa sugestão é que escolham uma praia para  passar o dia ao invés de ficar “pipocando” em várias.

Outro detalhe importante é a questão da maré. Devido à formação de recifes que acompanha boa parte do nosso litoral, é comum a formação de piscinas naturais na maré baixa. Também é esse o momento mais indicado para caminhadas na praia. Um programa legal, inclusive, é fazer uma caminhada de Arraial até Trancoso. São aprox. 13km de paisagens incríveis e é um passeio inesquecível, mas que exige organização e preparo.

Além das praias, existem opções de passeios náuticos e de aventura, como trilhas em quadriciclo, passeios em canoa havaiana ou de parapente.

CONTATO

contato@tophouses.com.br

Tel: 073 - 9 9136 8159

HOSPEDAGEM EM ARRAIAL

  • Facebook
  • Instagram

ACEITAMOS

Show More

Unidade Centro: Al dos Flamboyants, 195 

Unidade Praia: R. Da Constelação, 828

Arraial d'Ajuda / BA - 45816.000